Badalado

Notícias

Norte tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais

Brasil como um todo possui um número maior de templos religiosos em relação à quantidade de escolas e hospitais somada. Na região Norte, essa média aumenta

Mesmo atrasado por mais de dois anos, os dados levantados pelo Censo 2022 evidenciaram a realidade do país em números precisos e apurados. Entre eles, a quantidade de hospitais, escolas, templos religiosos e outros estabelecimentos.

Agora, o Censo 2022 também evidenciou uma realidade que poucos imaginavam: no Brasil, a quantidade de templos religiosos é maior do que a quantidade de escolas e hospitais somada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são, em média, 286 estabelecimentos relacionados à religiosidade para cada 100 mil habitantes.

Na região Norte, os números impressionam ainda mais: a média é de 459 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes, o que representa quase o dobro da média nacional. Ao todo, 79.650 templos religiosos estão localizados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

PARÁ LIDERA NO NORTE:

O Estado do Pará aparece em 5º lugar no ranking dos estados com maiores quantidades de estabelecimentos religiosos, atrás de São Paulo (83.938 estabelecimentos), Minas Gerais (59.281 estabelecimentos), Rio de Janeiro (55.222 estabelecimentos) e Bahia (52.939 estabelecimentos).

 

O Pará é o 6º estado do Brasil em quantidade de estabelecimentos de ensino, bem como os estabelecimentos agropecuários.

Para o Censo, templos religiosos podem ser caracterizados como igrejas, sinagogas, terreiros, mesquitas e demais estabelecimentos com fins relacionados à prática da religiosidade.

Veja abaixo a quantidade de templos em relação às escolas e hospitais e a média entre eles e a população brasileira:

 

  • Estabelecimentos religiosos (igrejas, templos e outros): 579,7 mil – 286 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de ensino (escolas, creches, universidades): 264,4 mil – 130 para cada 100 mil habitantes
  • Estabelecimento de saúde (hospitais, clínicas, pronto socorro): 247,5 mil – 122 para cada 100 mil habitantes

Fonte: https://dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>