Badalado

Notícias

Nutricionistas orientam sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia

“Se hoje você pudesse conversar ou ter uma consulta com um nutricionista, o que perguntaria a ele?”. Eis a pergunta que norteia o trabalho de um grupo de nutricionistas, pesquisadoras do Projeto Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS no Pará, financiado pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A equipe selecionou as perguntas e as respostas com base em artigos e evidências científicas atuais estão disponíveis para consulta no link Alimentação e Nutrição em Tempos de Pandemia.

O grupo de pesquisa é formado pela coordenadora estadual de Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Rahilda Tuma; pelas nutricionistas Thaís Granado, do Hospital Ophir Loyola (HOL) e da Universidade Federal do Pará (UFPA); Giovana Sousa (autônoma); pela professora de Nutrição, Daniela Gomes Lopes, e a acadêmica de Nutrição, Bárbaras Siqueira, ambas da UFPA.

A coordeadora estadual explicou que o trabalho teve início com o levantamento sobre as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a alimentação neste período de distanciamento social. Para isso, foi realizada a enquete: “Se hoje você pudesse conversar ou ter uma consulta com um nutricionista, o que perguntaria a ele?”. A pergunta foi enviada, pelas pesquisadoras, via WhatsApp, para variadas listas de contatos.

De acordo com a coordenadora estadual de Nutrição, Rahilda Tuma, “uma alimentação saudável vai muito além de simplesmente nos manter saciados, ela garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado do corpo, assegurando a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças, que aumentam o risco de complicações da Covid-19, como diabetes, hipertensão e obesidade”.

A nutricionista ponderou ainda que o cenário atual requer cuidado redobrado com a higiene pessoal e do ambiente, mas não se pode esquecer da necessidade de manter boas condições nutricionais, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, além do banho de sol diário. “Pois esse conjunto de medidas contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, e consequentemente para a manutenção e a recuperação da saúde”, afirmou.

Neste período de isolamento social, observou Tuma, em que a rotina diária foi desacelerada e readaptada, o desafio é se manter saudável enquanto se fica em casa. “Isso gera grande ansiedade e avidez por informações referentes à Covid-19 e maior exposição à grande profusão de fake news, que levam a interpretações e decisões inadequadas e até prejudiciais à sua saúde e da sua família”, alertou.

Segundo Rahilda Tuma, na área mais específica da alimentação, as dúvidas são muitas e todos acham que podem orientar uns aos outros. “Correm atrás de um alimento ou uma receita milagrosa para se proteger, e até ao extremo de afirmar que há alimentos capazes de curar a Covid-19”.

SERVIÇO

A equipe do projeto observa que se eventualmente as dúvidas não tenham sido sanadas, é possível enviar nova pergunta para o WhatsApp (91) 99103.4279, ou para o https://instagran.com/coordenanutripa?igshid=1pvai6izdb5h7.

Fonte: agenciapara.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>