Badalado

Notícias

O desânimo pode levar sua carreira para o ralo. Cuide de três fatores chaves para agarrar as oportunidades.

Às vezes bate uma preguiça da vida. Dias em que acordamos e o desânimo toma conta. Uma vontade de ficar horas olhando para o teto de bobeira, sem ter de explicar nada para ninguém. A situação piora e muito quando aparece aquele amigo bacana, divertido e muito bem resolvido. Ele pode até te animar por um tempo. Mas é o cruel termômetro da tua desoladora realidade.

Bem, não sei até que ponto você se identificou com esse relato ou quantas pessoas conhece que já confidenciou esse tipo de angustia.

O fato é que nessa hora não tem mais como fugir de uma boa e profunda reavaliação. Certamente ações que você faz ou deixa de fazer estão provocando esse cenário tão sem encanto.

Quando a tua mente só pensa no problema e não vê solução para nada o sinal é vermelho piscando bem na tua frente.

Tá, ok! Vou parar de te assustar. Vamos procurar uma solução?

Primeiro ponto é fazer uma boa limpeza nesse HD aí. Limpar um montão de arquivo velho e mofado que podem estar ocupando o espaço que poderia ser  dos teus sonhos.

Topo falar para você sobre um dos pontos que vai fazer toda a diferença para já sacudir essa poeira e dar uma reviravolta: Gestão de carreira. Como agarrar as oportunidades?

Qual estratégia tem adotado para fazer a tua gestão de carreira? Como pretende alcançar o objetivo estabelecido?

Bem, caso você não tenha nenhuma das respostas é melhor parar agora e começar a pensar e agir na direção certa para encontra-las.

Há poucos dias realizei uma palestra para universitários: “Gestão de Carreira: Aprenda a agarrar as oportunidades”.

Falei sobre as mudanças que testemunhamos e estamos inseridos.

O mundo mudou!

É importantíssimo que estejamos de olho nessas transformações e, além disso, acompanha-las. Também é importante estabelecer um posicionamento alinhado a essas novas demandas trazidas pelas atuais tecnologias. Criou-se aí uma perspectiva de relacionamento diferenciado – tanto online como off-line –  algo que exige uma estratégia de gestão de carreira muito mais elaborada. Caso contrário a tua vida profissional vai parar no ralo e arrastar com ela a tua  vida pessoal. É tudo sistêmico. Está tudo interligado. Vamos começar a organizar essa “bagaça”?

Três fatores fundamentais merecem a tua atenção urgentemente: Preparação, Resultado e Imagem. Oh! Mas já deixo um alerta: Sem ação nada muda.

Preparação: Quanto maior a negligência nesse ponto, mais amargo fica o resultado dessa decisão. Conquistar a maestria só é possível quando essa etapa é cuidada de forma consistente e contínua.

Um dia de estudo, de bons contatos, fazendo algo diferente não vai leva-lo a lugar algum. Agora, uma sequência de dias com ações estratégicas sim.

Haja ainda que sinta insegurança. Você pode refazer a rota. Não fique apegado ao erro. Não tenha medo de errar. Isso faz parte do processo de ação. Quando algo não sai como imagina pare de rotular como fracasso. Na maioria das vezes é exatamente a oportunidade de melhoria continua e de aprendizado.

Estude regularmente, caso não consiga todos os dias, faça o máximo que conseguir com alta qualidade. Não finja ou engane-se. Coisas do tipo só prejudicam você diretamente e até indiretamente outras pessoas.

Um alerta: Cuidado com contágio social negativo. É importante estar com pessoas que tenham objetivos, sejam motivadas para realização, não sejam fofoqueiras ou tóxicas (com mau humor e reclamação como pontos altos).

Esteja aliado a pessoas realizadoras e que tenham contentamento com as conquistas das outras pessoas. A inveja resulta muitas vezes em fofoca e fazer parte desse tipo de ambiente ou de relações que exerçam essa prática só vai atrasar a tua ida para a jornada de sucesso. Esteja atento.

Resultados: Outro ponto fundamental é monitorar resultados. Definir parâmetro e indicadores que sinalizem seu avanço. Sem isso criará a ilusão de conquista e quando for ver fez apenas movimentos rasos na direção do nada.

Estabeleça objetivos e metas claras e dê passos curtos na direção desses objetivos. Cada resultado positivo aumenta também os níveis de confiança. Agora não seja um sabotador profissional dos teus sonhos. Costuma adiar  sempre teus objetivos por achar que falta algo para conseguir dar o primeiro passo? Caso a resposta seja sim, fazes parte de um grupo grande de sonhadores que nada ou que pouco realiza. Sabe o que vai acontecer? E não sei prever o futuro ok?! Vais viver uma vida contando a história das outras pessoas.

Pequenas ações certamente vão deixa-lo mais perto de grandes conquistas. Fique atendo para não boicotar o teu presente e sabotar o teu futuro.

É muito blá blá blá, eu sei, mas me apropriando do papo de mãe (risos): É para o seu bem. Então, fique de olhos arregalados para esse finalzinho aqui.

Imagem: Cuide da imagem. E um dos pontos principais são os relacionamentos com as pessoas. A maneira como se relaciona, como se comunica, vai ser muito valiosa para agarrar as oportunidades. Seja atencioso, tenha uma escuta ativa, dê ouvidos, fique atento quando alguém pede para falar contigo. Caso não possa no momento dar atenção com qualidade, diga isso claramente. E sugira outra oportunidade. É bem melhor do que fingir atenção, as pessoas percebem.

Use da reciprocidade, entregue o seu melhor, seja gentil, caso possa auxiliar alguém com seus conhecimentos faça isso. Não procure alguém apenas quando precisar de favores. Avalie como tem construído tuas relações.

Não é de “toma lá da cá” que estou falando, e sim de amor, gentileza, gratidão, compartilhamento. São fatores fundamentais para quem quer destacar-se na vida, das relações e no mercado de trabalho.

Todo mundo pode ser melhor e que tal começarmos a entregar a nossa versão mais bacana hoje? Sugiro que delete sua versão ok, desperte sua versão uau.

Anete Pitão

Coach e jornalista

Idealizadora do Programa Geração de Impacto

Criadora do Studio Jovem

 

 

 

Fonte: Studio Jovem - Anete Pitão



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>