Badalado

Notícias

O que é bronquite infecciosa aguda? Entenda o quadro que afeta o Papa Francisco

Papa Francisco perdeu parte do pulmão aos 21 anos por causa de uma pneumonia. Quadro atual não chega a ser grave, mas especialistas ouvidos pelo g1 alertam sobre possíveis riscos.

O Papa Francisco anunciou nesta quinta (30), que está com um quadro de bronquite infecciosa aguda. Ele vai completar 87 anos e não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e mais três cistos no pulmão.

Por causa da bronquite, o pontífice não foi liberado para participar da COP 28, que está sendo realizada em Dubai. O g1 conversou com especialistas para entender o que é a bronquite infecciosa aguda e saber quais são os riscos.

O que é a bronquite infecciosa aguda?

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são estruturas em forma tubular que levam ar para os pulmões.

A forma aguda da bronquite é uma infecção temporária desses brônquios e que pode se estender por alguns dias.

Na maioria dos casos, a forma aguda e infecciosa é causada por bactérias ou vírus.

“Às vezes a bronquite aguda pode ser causada por exposição a algum alérgeno, como o próprio ácaro”, explica Lilian Ballini, coordenadora da Comissão Científica de Asma da SBPT.

O que indica como a pessoa vai reagir a inflamação ou infecção tem a ver com a condição prévia do próprio indivíduo.

“Se ela vai ter uma resposta mais rápida ou se pode ter uma resposta mais demorada à exposição a esses fatores faz com que a recuperação seja mais lenta”, explica Carlos Carvalho, Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor HC-FMUSP.

O que pode causar a bronquite infecciosa aguda?

Vírus que podem causar bronquite infecciosa aguda

Adenovírus

Vírus influenza

Coronavírus

Rinovírus

Bactérias que podem causar bronquite aguda infecciosa

Clamídia

Bordetella

Pertussis

Micoplasma

Segundo Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia do InCor HC-FMUSP, todos os vírus que entram por vias respiratórias podem gerar essa condição no paciente.

Outros casos que podem vir antes de uma bronquite são infecções de vias aéreas superiores, como uma complicação de sinusite, de rinite, até mesmo de faringite, que podem acabar se estendendo para os brônquios.

Os adultos mais velhos têm maior vulnerabilidade a essa infecção e consequentemente a esses quadros de bronquite aguda e infecciosa.

A bronquite crônica é causada por exposição constante a um agente. Um exemplo é a fumaça de cigarro que causa essa inflamação em quem fuma há muitos anos.

Quais são os sintomas da bronquite infecciosa aguda?

Tosse (muitas vezes, de 7 a 10 dias)

Catarro amarelado

Febre

Carvalho explica que o brônquio inflamado só consegue produzir o muco que precisa ser eliminado e, para fazer isso, causa a tosse.

“A tosse é um mecanismo de defesa para eliminar o muco”, explica o Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor HC-FMUSP.

Quais são os riscos de uma bronquite infecciosa aguda?

Em uma pessoa de idade como o papa, uma inflamação nos bronquíolos pode favorecer uma infecção bacteriana que, caso chegue nos alvéolos (onde ocorrem as trocas gasosas), pode causar uma pneumonia. Essa é uma das hipóteses apontadas por Carvalho.

“A bronquite normalmente acontece em uma pessoa que não tem uma resistência muito boa”, explica o diretor.

Sem a infecção por uma bactéria, com o problema sendo apenas a bronquite (brônquios inflamados), pode ocorrer um pouco de falta de ar e tosse, mas, de três a cinco dias, com medicamento e tratamento adequado, o quadro viral pode ser controlado.

Não ter parte do pulmão piora a bronquite infecciosa aguda do papa?

Não. Segundo Carlos Carvalho, o prazo de 60 anos já é tempo suficiente para o organismo se equilibrar para viver bem sem parte do pulmão.

“O organismo tem mecanismos de compensação para essas coisas”, explica.

No entanto, o médico ressalta que, caso o quadro se torne uma pneumonia, esta pode ser mais grave do que para uma pessoa da idade dele que tenha todas as áreas do pulmão íntegras.

Como tratar e prevenir uma bronquite infecciosa aguda?

O tratamento é feito com medicamentos prescritos por médicos, exercícios respiratórios, inalação para drenar a secreção e tirar o catarro e assim não entupir o brônquio.

A prevenção é feita com vacinas antivirais e antipneumocócica, além de evitar exposição a ambientes fechados.

 

 

 

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>