As obras de construção da 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas avançam de forma significativa para se tornar mais um meio de acesso entre os Núcleos Nova Marabá e Cidade Nova, desafogando o trânsito na Rodovia BR-230 (Transamazônica). A obra já passa da metade nos serviços concluídos, com 52%, tendo como destaque a fundação, que já está totalmente pronta, em um total de 64 estacas instaladas. Todos os blocos e pilares em terra já foram finalizados, assim como os blocos localizados no leito do Rio.
A estrutura é erguida com sistema estaiado, a exemplo de duas das quatro pontes da Alça Viária e da ponte de Outeiro (distrito de Belém). O estaiamento consiste na instalação de cabos de aço fixos em hastes centrais de concreto. Os principais elementos na construção dessa ponte são os mastros, os estais (cabos de aço), o tabuleiro (constituído de laje e vigas) e a fundação.
“A terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas está em ritmo acelerado, praticamente quase todo o trecho de viaduto já foi concluído. Atualmente, estamos trabalhando no trecho estaiado na parte de dentro do rio, na qual já executamos todo a parte de fundação, blocos de ancoragem, pilares e travessas”, destacou o engenheiro civil responsável pela obra da ponte, Saulo Almeida.
Com 525 metros de extensão, 12 metros de largura e uma faixa de passeio de 1,85 metros, a obra da nova ponte é resultado de convênio entre Governo do Estado com a Prefeitura de Marabá, sendo a maior parte das verbas provenientes da Prefeitura. O prazo total para execução do projeto, previsto no contrato, é de 20 meses, sendo um mês para mobilização, 16 meses para a execução da obra e três meses para os trâmites finais. A soma total da construção da nova ponte está orçada em R$109 milhões e a previsão é que seja inaugurada no final de 2024.
“Estamos muito otimistas para que até o final do ano, consigamos terminar de executar toda a obra, para poder entregar a toda a população de Marabá. Sabemos que toda a população anseia por melhorias no sistema viário, este também e um anseio nosso, e vamos fazer o possível para poder contribuir com o crescimento da nossa cidade”, enfatiza Saulo.
Fonte: www.maraba.pa.gov.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!