Badalado

Notícias

Ocupação de leitos de UTI adulto chega a 80 % no Pará

Neste  momento, o Estado do Pará tem apenas 77 leitos de UTIs adultos disponíveis na rede de saúde para atender pacientes de Covid-19. Isso significa, segundo dados divulgados no fim desta tarde pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que restam apenas 77 leitos livres para adultos dos 378 disponibilizados na rede. Isso representa aproximadamente 80% de ocupação. Das 19 UTIs pediátricas, apenas cinco estão ocupadas, estando livre 14.

A ocupação dos leitos clínicos já beira 62%, sendo que dos 536 leitos destinados à doença, somente 204 estão disponíveis, segundo o boletim da Sespa.

 

O boletim também atualizou o número de mortos no Estado pela Covid, que hoje é de 8.577. Já são mais de 360 mil casos da doença no território paraense.

 

No boletim da Sespa, foram apresentados mais 183 novos casos e 16 óbitos cadastrados hoje e que ocorreram nos últimos sete dias. Em relação à subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais 1.245 casos e 42 óbitos ocorridos em dias anteriores.

Mais 50 leitos em Castanhal

O Governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou nessa sexta-feira (26) o Hospital Regional de Castanhal, local que, neste primeiro momento, fará atendimento exclusivo a pacientes acometidos pela Covid-19.

“Trata-se de uma estratégia que está sendo adotada pela Secretaria de Saúde, preventivamente, colocando mais leitos à disposição na rede. Caso haja necessidade, nós já estamos com a retaguarda toda montada para o atendimento da Covid-19. Então, isso aqui vai ser um suporte, não só para a região nordeste, mas também para Belém. Caso o hospital de campanha atinja a sua capacidade de 420 leitos, nós teremos a retaguarda aqui em Castanhal”, afirma o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

No início da tarde, o governador Helder Barbalho esteve acompanhado da equipe de gestores da Sespa e realizou uma visita técnica ao hospital. “Nós estamos reforçando a oferta de leitos específicos para a Covid-19, para podermos com isso garantir atendimento as demandas de pacientes que estejam infectados. Esse incremento de leitos se soma a estratégia para que a região nordeste, junto com a região metropolitana, possam ter atendimento para toda população”, declarou o governador durante a visita aos leitos de UTI.

O Hospital Regional de Castanhal contará, já a partir deste sábado (27), com 10 leitos de UTI e outros 15 leitos clínicos e ao longo da próxima semana abrirão mais 10 leitos de UTI e outros 15 clínicos totalizando 50 leitos nesta unidade voltados para o atendimento de casos do novo coronavírus. A previsão é que o atendimento inicie às 19h deste sábado com a chegada dos primeiros pacientes. O local não fará atendimento de urgência ou será portas abertas. Atenderá apenas os que vierem via regulação estadual. Os pacientes de Covid-19 serão atendidos em duas alas separadas, localizadas no segundo e terceiro andar. A expectativa é que o hospital receba esses casos pelo menos pelos próximos 90 dias.

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>