A 2ª Campanha Nacional de Fissura Lábio Palatina, que acontece em Marabá de 10 a 14 de outubro, terá cerca de 30 pacientes operados. Pelo menos, é o que estima a diretora da ONG Smile Train na América Latina, Mariane Góes. Ela esteve semana passada em Marabá visitando o único parceiro da organização no Pará, o Instituto Sorriso Legal localizado na Folha 33. Na ocasião, deu entrevista à Radio Itacaiúnas sobre a ação e o trabalho que a entidade que coordena realiza em todo o país.
Mariane também acredita que até 100 pessoas devem procurar o Instituto para serem operadas durante a campanha, embora diz que a capacidade em cada ação realizada é de 15 pacientes. Ela confirmou que todas as cirurgias serão realizadas no Hospital Regional do Sudeste do Pará e no Hospital Municipal de Marabá. “Todos serão operados, parte nessa ação agora e outras nos próximos meses. Nosso objetivo é que eles retornem a vida social com qualidade e que haja divulgação e conscientização sobre esse problema da fissura lábio palatina”, destacou.
Triagem
A sede do Instituto Sorriso Legal ficou lotada de pacientes na sexta-feira (2) em busca de se inscrever na ação e passar pela triagem. Laudicéia Ferreira Ribeiro estava com o filho, que nasceu com a fenda palatina. Segundo ela, a criança vai ser operada em janeiro do próximo ano. Além disso, contou um pouco dos cuidados que precisa ter com o garoto. “Tem de ter cuidado na hora de alimentar, porque não pode ser igual aos outros bebês, para ele não se engasgar”, confirmou.
A parceria entre a ONG e o Instituto Sorriso Legal já dura quatro anos e acumula cerca de 350 pacientes operados. A questão relacionada à vida social do paciente, lembrada pela diretora da ONG, é ilustrada pelo caso de Luzinete Barbosa de Sousa, de 44 anos. Ela relatou que já fez a cirurgia para lábio leporino quando tinha apenas sete anos, porém que a operação não foi feita adequadamente.
Após saber da existência do tratamento gratuito pelo SUS, viabilizado pela ONG e Instituto, procurou ajuda. “Eu fiquei sabendo quando vi no jornal [CORREIO]. E eu fico com vergonha de olhar para as pessoas, de encará-las [por causa da malformação congênita]”.
Crianças, Vitória de Sousa Farias e Vinícius Almeida, também possuem a fissura lábio palatina. De acordo com a avó delas, Idalina de Sousa Farias, as crianças já foram operadas. No caso de Vitória foi necessária mais de uma, porque a primeira cirurgia (que não foi realizada pela ONG) não deu muito certo. Ela ainda confirmou que encontrou na Smile Train a solução para o tratamento dos netos.
ONG
A Smile Train é uma ONG internacional que ajuda pacientes com fissura lábio palatina. O único parceiro da organização no Pará é o Instituto Sorriso Legal, localizado na Folha 33, quadra 30, lote 06, Nova Marabá. Para entrar em contato com a instituição é só ligar no número (94) 99161-6862. Ou mandar e-mail para institutosorrisolegal@hotmail.com.
Para saber mais sobre o projeto acesse http://www.institutosorrisolegal.com.br.
Fonte: CTONLINE
(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!