Todo mundo sabe que tem que cuidar da saúde, mas como saber se você está fazendo do jeito certo?
Especialistas revelam à COSMO os exames que costumam prescrever para os check-ups de rotina de mulheres na faixa dos 30 anos.
Aferição da pressão arterial
Sorologias para DSTs
Autoexame das mamas
Exame físico
Papanicolau: Continua a ser recomendado anualmente. É comum que se peça nessa faixa etária também uma colposcopia e/ou captura híbrida para complementar o papa.
Exames de sangue: Em geral, anuais. Muitos médicos recomendam também os exames de sangue TSH e T4 livre, que checam a tireoide. É possível também fazer uma ecografia.
Ecografia transvaginal: Serve para diagnosticar mioma e endometriose, mais frequentes aos 30. É comum que ginecologistas a indique a cada dois anos.
São novidades
Ecografia mamária e de abdômen: Para checar lesões, nódulos ou cistos nas mamas.
Cuidados com a fertilidade: “Muitas vezes, chegam pacientes de 39, 40 anos que não tiveram filhos ainda e não foram informadas sobre a queda da fertilidade a partir dos 30”, diz a especialista em reprodução assistida Luciana Potiguara, de Brasília. O exame para checar a fertilidade é a avaliação de reserva folicular, um ultrassom feito durante a menstruação.
Quem tem histórico familiar de câncer de mama ou ovário tem que fazer o check-up a partir dos 30. “Antecipamos os exames em dez anos — se a mãe teve câncer aos 45, então a paciente tem que fazer mamografia aos 35”, diz Alessandra. Além dela, outros exames usados para prevenir e diagnosticar câncer são ultrassom transvaginal, ressonância magnética e testes genéticos.
Fonte: www.mdemulher.abril.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!