Badalado

Notícias

PA: passaporte vacinal segue obrigatório em locais fechados

As pessoas, agora, devem estar com o esquema vacinal completo, com duas doses da vacina ou dose única. contra a covid-19

Desde dezembro do ano passado, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no território paraense, o Governo do Estado alterou a flexibilização de medidas sanitárias para o enfretamento da pandemia. Na época, o sistema de bandeiramento, previsto no decreto estadual nº 800/20 – por região – foi extinto, e foi instituído o decreto nº 2044/21, que trouxe a Política Estadual de Incentivo à Vacinação contra a Covid-19 e tornou obrigatória a comprovação da vacinação no Pará.

Embora os municípios paraenses tenham retirado a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes públicos e fechados – e esta autonomia das prefeituras é prevista no decreto estadual – a apresentação do cartão de vacina para ingressar em espaços públicos e coletivos continua obrigatória.

Nesta terça-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 2.433, que traz novas flexibilizações de enfrentamento a pandemia de Covid-19 no Pará. As mudanças levam em consideração a redução do número de casos confirmados da doença e também do avanço da vacinação.

A principal mudança da normativa é quanto ao passaporte vacinal. A partir de agora, a apresentação do cartão de vacina (ou, do comprovante de vacinação) é obrigatória apenas para acesso aos estabelecimentos fechados e eventos em ambientes fechados. O decreto é assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Outra exigência é que a pessoa tenha tomado pelo menos duas doses de vacina contra o coronavírus ou a vacina de dose única. Ou seja, o visitante precisa estar com o esquema vacinal completo para acessar os espaços fechados de forma segura para si e para os demais.

Também vale ressaltar que empreendimentos que tenham ambientes abertos e fechados devem exigir o comprovante de vacinação do público, mesmo que as pessoas digam que irão ficar na área aberta.

Segundo os dados da plataforma Vacinômetro, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), quase 88,31% dos paraenses estão com o esquema de vacinação completa (tomaram duas doses ou se imunizaram com a vacina de dose única). Os esforços agora são para que a população procure os postos de saúde para tomar a dose de reforço.

Fonte: dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>