Em pronunciamento transmitido ao vivo pelas mídias de comunicação instantâneas, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que fará a publicação, ainda nesta terça-feira (5), de um decreto de lockdown, que equivale a um conjunto de critérios como forma de conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus.
Com o decreto, as cidades de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, Breves, Benevides e Vigia passam a entrar em bloqueio total a partir desta quinta-feira (7). Marabá e Parauapebas não aparecem na lista.
A princípio, as rígidas medidas de isolamento devem durar uma semana, para que então, comprovada a efetividade, sejam reavaliadas pela administração estadual. “Chegou o momento drástico de nós agirmos para salvar a vida da nossa gente”, explicou o governador.
De acordo com o governador, as novas providências serão inspecionadas em caráter ‘educativo’, sem punições aos teimosos, ou seja, àqueles que optarem por desrespeitar o decreto. Isto, entretanto, deve durar por apenas três dias, até o domingo (10), quando os desobedientes devem entrar na ponta da caneta.
“Não fecharemos atividades essenciais. Mas, quem procurar algum serviço próximo de casa ou for trabalhar, levar identidade com foto, carteira de trabalho ou funcional, pois faremos bloqueio de vias, fiscalização nas ruas. Quem estiver sem máscara também estará proibido de circular”, declarou Helder.
O bloqueio total tenta atender a uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de índice de isolamento social de, no mínimo, 70%. O índice caiu no Pará na segunda-feira (4) e atingiu 48,27%. Marabá teve 42,1 %, e Parauapebas, 44,4%, conforme a última atualização da Segup.
O critério para determinar quais cidades seriam afetadas pelo decreto foi o das que apresentassem mais de 80 casos confirmados para cada 100 mil habitantes.
Durante o lockdown, os cidadãos estarão proibidos de sair de casa sem máscara de proteção. As saídas só serão permitidas para atividades essenciais, como compra de comida, remédios e para trabalhar, no caso de quem exerce ofícios essenciais.
Último informe epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) aponta o Pará com 4.756 infectados pela Covid-19 e 375 mortes. Há, também, 2.536 pacientes recuperados, 2.487 casos descartados e 242 em investigação. (Da Redação)
Fonte: Correio de Carajás
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!