Badalado

Notícias

Pesquisadores brasileiros testam ‘bafômetro’ capaz de detectar câncer de estômago

Pesquisadores de um hospital brasileiro iniciaram uma série de testes com equipamento desenvolvido pelo instituto de tecnologia de Israel. O aparelho que parece um bafômetro é capaz de detectar tumores malignos no estômago, como os do câncer, assim como identificar lesões iniciais da doença.

Emmanuel Dias Neto, coordenador da pesquisa do Hospital AC Camargo, em São Paulo, explica que o aparelho analisa um tipo de ‘rastro químico’ deixado células no estômago humano. Elas são responsáveis por liberar moléculas que soltam líquidos e gases, chamados de compostos orgânicos voláteis que ao ser comparadas com as células saudáveis, as cancerosas se diferem por  liberam compostos diferentes, identificados pelo aparelho. Além de o aparelho lembrar um bafômetro, o uso dele também é semelhante: o paciente enche o pulmão e dá um sopro no equipamento.

Os cientistas explicam que o aparelho tem precisão de 90% na detecção de tumores de câncer de estômago. Descoberta que, quando feita de forma precoce, faz toda a diferença no tratamento e nas chances de sobrevida do paciente. No estudo, os pesquisadores vão acompanhar por seis meses 300 pacientes sem câncer e com câncer de estômago.

Atualmente, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente no Brasil em homens e o quinto entre mulheres. Estima-se que cerca de 625 mil casos da doença são descobertos no país.

O cirurgião oncológico Felipe Coimbra relata que “A maioria desses tumores são detectados numa forma mais avançada já. Cerca de 80% dos casos acontecem em tumores mais avançados. Tudo o que puder trazer o diagnóstico para uma forma menos avançada do tumor, como por exemplo nessa pesquisa, deve ser investigado e deve ser levado à frente”, diz.

Já Dias Neto complementa “A gente espera expandir para outros tipos de tumores, e com isso definitivamente mudar a história dessa doença que é tão difícil”.

Fonte: romanews.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>