Equipes do Departamento de Repressão a Roubo a Bancos e Antisequestro da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) realizaram uma operação na manhã desta quarta-feira (7) no município de Canaã dos Carajás.
Durante a ação, três integrantes, que segundo a polícia fazem parte de uma quadrilha especializada em assaltos a banco, foram presos. Um quarto homem identificado como Cristiano Moreira Soares morreu em confronto com os policiais civis.
A ação aconteceu em um sítio onde os criminosos estavam escondidos, próximo à VS 40, zona rural da cidade.
As equipes da DRCO, com apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais, estavam há pelos menos dois meses monitorando os criminosos que se preparavam para mais um assalto às agências bancárias de Canaã dos Carajás, considerado o quinto mais rico do Estado do Pará devido aos royalties da mineração.
No local, a polícia encontrou cerca de dez quilos de explosivos prontos para serem utilizados. Dois veículos também foram apreendidos, além de uma identidade falsa.
“Durante os 60 de investigação, descobrimos que o grupo criminoso estava se preparando para mais um roubo a banco na modalidade vapor ou novo cangaço. No local, encontramos um fuzil e bananas de dinamite que seriam utilizadas para explodir os cofres das instituições financeiras, um revólver calibre 38, coletes a prova de bala, máscaras, rádios comunicadores e um equipamento de GPS”, explicou o delegado titular da DRCO, Fausto Bulcão.
Segundo a polícia, os detidos já tinham mandados de prisão por assaltos no Pará, Tocantins e Espírito Santo.
De acordo com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, o último assalto a banco na modalidade novo cangaço aconteceu este ano no município de Cametá, no nordeste do Pará.