O Norte e Nordeste têm em comum o fato de serem as duas regiões mais pobres do país, além de serem vizinhas. Mas em termos de opinião política, estão em espectros opostos.
É no Nordeste que o presidente Jair Bolsonaro tem a pior avaliação. Lá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em intenções de voto na eleição de outubro. No Norte, esses dados se invertem: Bolsonaro tem a melhor avaliação, na comparação com outras regiões, e lidera nas pesquisas eleitorais.
Segundo pesquisa FSB-BTG divulgada em 25 de abril, 41% dos eleitores do Norte consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom. É o percentual mais alto do país. Na média nacional, 30% avaliam positivamente a gestão de Bolsonaro, enquanto 51% consideram o governo do presidente ruim ou péssimo.
O percentual alto de aprovação de Bolsonaro no Norte, segunda região com maior concentração de pobreza, pode surpreender à primeira vista, porque é exatamente entre os eleitores mais pobres que o presidente vai pior em avaliação. Apenas 6% dos que ganham até um salário mínimo consideram a gestão de Bolsonaro ótima, enquanto 54% a consideram péssima.
No Nordeste, região com a maior concentração de pobreza, essa tendência se manifesta claramente, com apenas 19% dos eleitores declarando que pretendem votar em Bolsonaro, contra 55% que dizem que votarão em Lula. Mas, no Norte, 40% dos eleitores declaram que pretendem votar no atual presidente na próxima eleição, e 31% no principal adversário dele, Lula. É a região, empatada com o Sul, onde Bolsonaro lidera com a maior margem.
Fonte: bbc news brasil
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!