Badalado

Notícias

Prefeito e vice de Parauapebas são cassados e se tornam inelegíveis

Em decisão, Justiça Eleitoral entendeu que mais de R$ 1,6 milhão usados na campanha foram arrecadados de forma indevida, por meio de “laranjas”.

A Justiça Eleitoral cassou a candidatura de Darci Lermen e de João José Trindade, prefeito e vice-prefeito de Parauapebas, no sudeste do Pará, e tornou ambos inelegíveis. As informações são desta quarta-feira (9). A Justiça entendeu que mais de R$ 1,6 milhão usados na campanha foram arrecadados de forma indevida.

De acordo com a Justiça, mais de 28% dos recursos vieram de uma única pessoa e são oriundos de caixa dois, uma vez que os doadores teriam sido “laranjas” de um esquema e não possuem capacidade econômica para doar os valores que foram repassados à chapa.

Na sentença, o juiz Celso Quim Filho, aponta que a decisão não tem caráter imediato, uma vez que eventuais recursos da chapa devem levar o caso à análise em instâncias superiores. Caso a decisão seja mantida, uma nova eleição precisará ser realizada no município.

Em nota, a defesa dos candidatos eleitos disse que viu com surpresa a decisão e voltou a negar irregularidades na arrecadação de recursos para a campanha de 2020. O advogado de defesa informou ainda que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>