Badalado

Notícias

Prefeitura abre canais para evitar alagamentos em Marabá

Ao longo desta sexta-feira (19), as equipes da Prefeitura de Marabá trabalharam na abertura de canais para o escoamento das águas pluviais em diversos bairros da cidade. Os serviços foram executados pelo Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) e Código de Postura.

Na Folha 33, Núcleo Nova Marabá, uma retroescavadeira abriu um novo caminho para a passagem da água, visto que que o antigo canal foi bloqueado por uma construção no local, interrompendo o fluxo da água e prejudicando dezenas de famílias no bairro.

Túlio Rosemiro lamenta construções em galerias e orienta população

“O problema de sempre é que infelizmente as pessoas constroem em cima das galerias, isso é um fato. O principal problema é esse. Se as pessoas entendessem que as galerias são públicas e evitassem as construções nelas, não haveria alagamentos, porque a água fica represada [com as construções] e o resultado é esse aí. Antes de construir, a pessoa deve procurar orientação técnica na Sevop”, orientou Túlio Rosemiro, coordenador de Postura de Marabá.

As máquinas trabalharam nas vias em que houve registro de alagamentos na Folha 33, como noticiado por este Portal Debate Carajás. Posteriormente, serão usadas, nos canais abertos, manilhas com maior diâmetro capazes de suportar o fluxo da água neste período de intensas chuvas.

Kevin Simpson, engenheiro da Sevop, promete pontos de drenagem para melhorar fluxo de grota

“Vamos abrir nesta grota um canal e colocar dois tubos de mil em linha dupla que vai desafogar esta água na Folha 33. Será feito este canal e mais dois nas outras ruas também com linha dupla de manilhas de mil. Serão três pontos de drenagem e o objetivo é melhorar o fluxo da grota”, adiantou Kevin Simpson, engenheiro da Sevop.

As ações também aconteceram em outros pontos da cidade, como nas folhas 15 e 16 e nos bairros São Miguel da Conquista e Liberdade, Núcleo Cidade Nova. O objetivo é evitar futuros alagamentos nestes bairros.

Morador da Folha 33, Raimundo Silva aprovou intervenção da prefeitura

Os serviços realizados agradaram ao seu Raimundo Silva, residente na Folha 33. Ele conta que chegou a orientar o vizinho durante a construção da residência sobre a galeria, mas não foi ouvido.

“Eu avisei a ele que isso traria problemas para todo mundo, mas ele não deu ouvidos e o resultado está aí. Mas com esses serviços [da prefeitura], acredito que não vai mais acontecer alagamentos em nossas ruas”, desejou. (Com Secom PMM)

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>