Badalado

Notícias

Prefeitura inicia serviço de consulta médica via telemedicina em Marabá

Esta semana, a Prefeitura de Marabá deu mais um passo nos serviços de saúde: o Centro de Especialidades Integradas (CEI) iniciou atendimento por meio do telemedicina. Com o uso da tecnologia, os pacientes são atendidos na modalidade à distância, em um consultório preparado para as consultas on-line, feitas por videochamada. O serviço evita o deslocamento do paciente para o Tratamento Fora do Domicílio, o chamado TFD.

O soldador Josiclei Protásio, de 43 anos, que aguardava há um mês por uma consulta com a neurologista, após ser encaminhado pelo médico da Atenção Básica, por conta de um problema no nervo ciático, foi consultado pelo especialista na modalidade de telemedicina.

“Quando me ligaram aceitei de imediato, daí eu vim fazer um cadastro. Com uma semana depois, eles me ligaram. A consulta foi ótima, estava dentro do que eu esperava. A gente sente uma diferença porque é na tela, mas, é até melhor porque é você e o médico. Ele passou uma medicação pra eu tomar, pra ver se passa essa dor [na perna, causada pelo problema no nervo ciático]”, comenta Josiclei sobre a eficácia do atendimento on-line.

Kid Douglas de Jesus acompanhou o filho Douglas, de 14 anos, na primeira consulta com a neurologista para investigar as causas de crises de convulsão.

“Eu pensei que não seria uma coisa muita prática, mas foi como se fosse pessoal, a gente fala com ela normal. A gente vê ela, ela faz as perguntas que devem ser feitas, normal, passou exames e já estou com encaminhamento para ser feito. Aprovei”, avalia o microempresário.

A enfermeira Maria do Rosário Vieira é quem acompanha as consultas de forma presencial, auxiliando os especialistas no que for necessário e orienta os pacientes sobre as recomendações médicas. “Nós fizemos toda uma triagem desses pacientes, médico a conduta no atendimento. Agora eles terão retorno com esses especialistas e a partir de agora terão atendimentos em outras especialidades”, confirma a responsável pelo Telemedicina, em Marabá.

Por meio do Telemedicina, o CEI ofertará 13 especialidades na modalidade à distância, com profissionais de Belém. O centro já oferta 17 especialidades na forma presencial. Inicialmente já estão confirmados atendimentos com neurologista, endocrinologista, psiquiatra e o gastroenterologista.

Fábio Lima, gerente do CEI, enfatiza as vantagens do atendimento tanto para o paciente, quanto para o município, já que o serviço era uma expectativa antiga do centro.

“O serviço já acontece em todo o Brasil, e a cada dia mais novas especialidades estão entrando, então o paciente ganha com isso. O paciente que precisar de uma das especialidades, que não tiver em Marabá, não vai precisar mais ir via TFD para Belém. Para esse paciente será mais confortável, menos desgastante”, ressalta o gerente do CEI.

Como funciona

Para ser atendido pelo Telemedicina, o paciente passa pelos mesmos procedimentos para o acesso aos demais serviços no CEI, ou seja, deve ser regulado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). “É o mesmo sistema. Paciente consulta na UBS e se houver a necessidade de um especialista, será encaminhado para o CEI”, conclui Fábio Lima.

O CEI está localizado no Bairro Amapá e por dia atende em médio 170 pacientes para 17 especialidades, exames de imagem e o serviço de telemedicina.

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>