Badalado

Notícias

Previsão do tempo: Feriado será de temporais e frio no Sul e Sudeste, e de calor e chuva no Centro-Oeste e Norte do país

Sistema de baixa pressão formado no Sul se junta à frente fria e derruba temperaturas entre quinta e sexta-feira.

A quarta-feira (11) pré-feriado de Nossa Senhora Aparecida começa com clima ameno e terá calor durante o dia, mas o tempo vira levemente e trará chuvas a algumas regiões do Sul, de parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

O motivo da chuva é a formação de um sistema de baixa pressão no Oeste do Rio Grande do Sul, que formará um cavado que cruzará todo o estado. A condição se juntará à frente fria formada no oceano, e gerará não só nuvens carregadas, mas derrubará as temperaturas e provocará ventanias que irão se estender por todo o Oeste, subindo pelo país e indo até a região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Como resultado disso, as temperaturas caem no Rio Grande do Sul em comparação com a terça-feira (10). A máxima será de 24°C nesta quarta. E a tendência, tanto para o Rio Grande do Sul como para Santa Catarina e Paraná, que serão mais quentes ao longo do dia, é de que os termômetros passem a cair bastante durante o feriado.

A queda de temperaturas do feriado também atingirá parte do Sudeste. No entanto, nesta quarta o clima ainda será bastante quente durante o dia. São Paulo terá a maior máxima da semana, com 32°C, e também será o pico da região, dividindo-a com Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No Centro-Oeste, o calor será uma constante durante o feriado prolongado, mas com a companhia das chuvas. O Oeste do Mato Grosso do Sul ainda terá ventanias vindas do Sul do país, mas na maior parte do estado o calor continuará, e nesta quarta-feira a máxima será de 36°C. Em Goiás, as chuvas serão as mais fortes de toda a região, com termômetros atingindo 39°C. E Mato Grosso é o estado recordista de calor do dia, voltando a chegar a 39°C.

O Norte do país também terá alguma chuva nesta quarta, mas sem muita força, ainda por causa dos efeitos do fenômeno El Niño. As temperaturas atingirão 38°C no Amazonas e 37°C no Amapá, e 38°C também no Tocantins. No interior nordestino, Piauí chegará a 37°C, mas o restante da região terá temperaturas amenas, entre 28°C de Alagoas e Bahia e 32°C de Ceará.

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>