Na manhã de hoje, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 60 metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão.
O flagrante de crime ambiental ocorreu quando os agentes abordaram um caminhão no km 323 da BR 155, em Marabá. Durante a fiscalização, o condutor do veículo, Lauri Amorim, 47 anos, afirmou não possuir Nota Fiscal nem a guia florestal, documentos indispensáveis para o transporte da madeira. Após realizarem a medição da carga (cubagem), os agentes da PRF constataram que estavam sendo transportados aproximadamente 60,48 metros cúbicos de toras de madeira da espécie “Acapu”.
Questionado sobre a madeira transportada ilegalmente, o condutor do caminhão, afirmou que havia efetuado o carregamento em uma serraria localizada na cidade de Tailândia e teria como destino a cidade de Xinguara.
Caracterizado o crime ambiental no Artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), a carga e o caminhão foram apreendidos no posto da PRF ficando a disposição dos órgãos ambientais e o condutor foi detido e liberado após terem assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo posteriormente a comparecer em juízo.
Fonte: DOL
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!