As obras de revitalização do palacete Augusto Dias, em Marabá, no sudeste do Pará, estão paradas há dois anos. Com o investimento de mais de R$ 1,5 milhão da iniciativa privada, prédio histórico, que era a sede da Câmara de Vereadores do município, se transformaria no Museu Histórico da cidade. De acordo com a Prefeitura de Marabá, a receita para restauração do palacete foi direcionada para outras obras pela gestão passada.
O palacete Augusto Dias foi construído entre os anos de 1936 e 1939 para abrigar a sede do poder legislativo da cidade. As obras de revitalização para transformá-lo em museu iniciou em agosto de 2014, com previsão para entrega em dezembro de 2015. Mas o que se vê é o completo abandono de um prédio histórico e tão importante para a história da cidade.
“A Prefeitura não preserva o patrimônio, que é o benefício para a população. Um prédio desse que já teria sido reformado a muito tempo, continua assim, desse jeito.”, lamentou Antônio Elias, vendedor.
“Até as janelas foram levadas, ninguém sabe se foram aguardadas lá dentro ou se alguém já vendeu, tocou fogo, fez carvão por ai. Aí elas não estão”, cobrou o pedreiro Joneca Soares Craveira.
Em nota, a assessoria de Comunicação de Marabá informou que o dinheiro da restauração, que veio da Companhia Vale, foi usado pela gestão passada para a construção de outras obras. Segundo a assessoria, a Prefeitura já fez a limpeza do local, isolou o prédio e um projeto está sendo refeito para que a reforma possa ser concluída, mas não há prazo isso ocorrer.
Fonte: G1
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!