Um novo medicamento em teste se mostrou capaz de neutralizar potentemente o SARS-CoV-2 e suas variantes, impedindo inclusive a mutação do vírus de forma. O trabalho foi publicado na revista científica Nature.
Segundo o texto, a técnica utiliza um anticorpo duplo, que injetado conseguiu proteger camundongos contra a covid-19. O tratamento foi desenvolvido por um consórcio internacional que inclui pesquisadores do Instituto Karolinska. Os cientistas juntaram dois anticorpos naturais em uma única molécula artificial, chamada de “anticorpo biespecífico”.
“O coronavírus está sofrendo mutação e continuará a sofrer mutação, então precisamos de tratamentos que possam acompanhar essas mudanças e funcionar de maneira eficaz em todas as variantes do vírus. Este anticorpo significa que podemos ficar um passo à frente do vírus”, disse Qiang Pan-Hammarström, professor do Departamento de Biociências e Nutrição do Karolinska Institutet, co-autor do estudo e coordenador científico do consórcio.
Uma única injeção do antídoto reduziu a carga viral nos pulmões e diminuiu a inflamação típica da covid-19 em camundongos.
“O fato de algumas pessoas não responderem às vacinas e de levar vários anos para que todo o mundo seja vacinado contra a Covid-19, significa que haverá uma necessidade contínua de medicamentos que possam nos proteger ou tratar a doença”. disse o pesquisador Qiang Pan-Hammarström.
Fonte: oliberal.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!