Badalado

Notícias

Repórter mirim mostra importância do rio Tocantins para a cultura de Marabá

Quarta reportagem premiada no concurso foi exibida nesta quinta-feira, 17.
Bianca da Fonseca mostra problemas e belezas do cartão postal de Marabá.

A importância do rio Tocantins para a cultura do município de Marabá, no sudeste do Pará, é o tema da quarta reportagem do concurso cultural Repórter Mirim 2016, apresentada nesta quinta-feira (17) pela TV Liberal. A série premiou cinco reportagens sobre o tema cultura paraense

A repórter mirim Bianca da Fonseca conduz o passeio pelas águas do rio Tocantins, que é o segundo maior rio localizado totalmente no território brasileiro e passa por quatro estados do país. “Ser criança é muito bom, mas crescer perto de um rio como esse é melhor ainda”, diz Bianca.

Bianca apresenta os amigos que lhe acompanham nas brincadeiras pela orla do rio. “Eu adoro (o rio), venho aqui muitas vezes nos feriados e finais de semana”, conta a estudante Ana Clara Moraes, amiga de Bianca. “Eu adoro aqui, porque eu venho bastante nos finais de semana com a minha amiga, tomo banho no rio e brinco bastante”, diz a amiga Yasmin Borges.

Muitos turistas e moradores visitam a orla do rio Tocantins para admirar as belezas naturais do local. “A paisagem é ótima para a gente vir e se divertir, trazer as crianças para brincar um pouco. No calorzão de Marabá, é a praia mesmo, não tem outra”, afirma a cabelereira Yane Gouvêa.

A situação de seca enfrentada pelo rio Tocantins motivou a repórter mirim a escolher o tema de sua redação e, para mostrar os problemas e belezas do cartão postal de Marabá, Bianca foi acompanhada pelo repórter Victor Haor, da TV Liberal.

Yasmin Lima mora nas proximidades do rio e conta os efeitos da seca na região. “Tinha um lago que eu gostava de brincar, secou e eu fiquei muito triste”, conta a estudante. Ela é filha de Edmar Lima, que diz nunca ter visto uma seca deste tipo no rio Tocantins, onde atua como barqueiro há 15 anos e teve seu trabalho influenciado. “Prejudicou um pouco porque está muito seco, está diferente dos tempos anteriores. Mudou muito”, afirma o barqueiro.

O rio Tocantins nasce no Distrito Federal e passa pelos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, em mais de 2.400km de extensão. Os passeios pela orla e os banhos no rio fazem parte da cultura do povo marabaense. “Faz parte sim (da cultura). Em tempo de praia vem muita gente se banhar, pegar um ‘bronzeadinho’, quem é que não gosta?”, diz a estudante Eliane Silva.

A importância do rio para a cidade é ressaltada no hino de Marabá. “Deslumbrante é o marulhar do Tocantins, no soberbo e majestoso curso de beleza, que as vistas cobiçosas do mundo desconhecem, pois Deus o fez assim disfarçado em singeleza”, diz o hino do município.

Bianca e a mãe gostam de passear pela orla da cidade e admirar as belezas do Tocantins. “Isso aqui é um paraíso. Aqui a gente pode brincar, pode se divertir, a natureza é linda, isso aqui é uma bênção de Deus nas nossas vidas”, diz Marcelina da Fonseca, mãe de Bianca, que se despede destacando a beleza da paisagem no local. “Um pôr-do-sol desses, só aqui em Marabá”, diz a repórter mirim.

Fonte: www.g1.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>