A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que mais de 130 mil pessoas não foram tomar a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19 no estado.
Os dados foram enviados pelas secretarias municipais do Pará para o Ministério da Saúde. Depois da contabilização dos dados, no estado 131.745 pessoas não tomaram a 2º dose da vacina, ou seja, sem realizar a imunização completa contra a doença que já matou mais de 15 mil no estado e 500 mil em todo o país.
O atraso é considerado de acordo com o tipo de imunizante. Quem tomou a primeira dose com a CoronaVac e não compareceu ao ponto de vacinação após 30 dias, de acordo com a data agendada, é considerado faltoso.
Com a Astrazeneca, é quem está a mais de 90 dias de atrasos a partir da data para tomar a segunda dose.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou na manhã desta sexta-feira (25) que toda a população do estado acima de 18 anos será vacinada contra a Covid-19 até o mês de agosto. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governador.
“A chegada de novas vacinas nos projeta que todo o público adulto será vacinado ainda em agosto. Isso é fundamental para salvar vidas e garantir um novo tempo”, disse Helder.
O anúncio desta sexta antecipa uma previsão feita pelo próprio governador, há cerca de duas semanas. No dia 8 de junho, Helder disse que a meta era vacinar toda a população adulta do Pará até setembro. No entanto, com a chegada de novas vacinas, esse prazo foi reduzido.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!