Badalado

Notícias

Setembro Verde: abrace essa causa!

Com o objetivo de sensibilizar e esclarecer a população sobre a importância de ser um doador de órgãos, com a autorização da família, a Pará Nefro (Associação dos Centros de Nefrologia do Estado do Pará) lança a campanha “Sou Doador”.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), houve uma queda no número de transplantes e da taxa de doador efetivo. No Pará, segundo informações da Central de Transplantes do Estado do Pará, 40% dos casos notificados de morte cerebral no Pará, quando é possível a retirada de órgãos e tecidos, foram negados pelas famílias no momento da captação.

“Nosso intuito é chamar a atenção de todos sobre o tema e melhorar o índice de doadores na região. Por isso estamos fazendo parceria com diversos órgãos, entidades e empresas para participar”, comentou o diretor da Pará Nefro, Eduardo Daher, acrescentando que é muito fácil participar da campanha. “As empresas podem iluminar as fachadas, os prédios com a cor verde, distribuir os laços verdes para que seus colaboradores usem durante o mês e esclarecer as pessoas sobre a importância de ser um doador, mas principalmente, avisar a família”.

Entre as ações alusivas ao Setembro Verde estão sensibilização com a imprensa, passeio ciclístico, envio de SMS com frase pelas operadoras de telefonia, envolvimento de artistas, blogueiros, empresas, supermercados, iluminação de prédios públicos e privados e de pontos turísticos da cidade.

DADOS SOBRE TRANSPLANTE E DOAÇÃO
“Só de janeiro a abril deste ano, 73 doentes entraram na fila por um órgão, totalizando 1.137 pessoas em espera. Desses, 1.052 aguardam um transplante de córnea e 85 de rim. No mesmo período, o Estado fez 51 transplantes, sendo 39 de córnea e 12 de rim – todos de doadores falecidos”, comentou a dra. Ana Beltrão, coordenadora da Central de Transplantes do Estado do Pará.

No mesmo período do ano passado, foram 45 transplantes de córnea e oito de rim, sendo dois de doadores vivos e seis falecidos. Considerando todo o ano de 2015, o Pará realizou 30 transplantes de rins e 98 de córneas.

SOBRE A PARÁ NEFRO

A Associação dos Centros de Nefrologia do Pará (Pará Nefro) foi fundada em 10 de fevereiro de 2015, objetivando representar o setor no Estado, seja atuando no desenvolvimento técnico e científico, e qualificando profissionais da área; seja desenvolvendo ações para a melhoria dos processos de gestão dos serviços de nefrologia. Atualmente, a Pará Nefro possui 15 serviços associados localizados em Belém, Ananindeua, Marituba, Castanhal, Bragança, Marabá e Ulianópolis.

Fonte: DOL ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>