Durante uma semana, a equipe do Profissão Repórter registrou momentos dramáticos nas cidades de Muçum e Roca Sales, no interior do Rio Grande do Sul, vítimas do ciclone que atingiu a região. O repórter Caco Barcellos e repórter cinematográfico Eduardo de Paula conversaram com a família Zilio, que perdeu quatro pessoas na noite das tempestades.
A produtora rural Janete Zilio conta que sobreviveu se agarrando no telhado de zinco após as paredes desabarem. Desse jeito, ela foi levada por 18 quilômetros pela correnteza do rio Taquari.
“Eu consegui subir em cima do telhado. Era de zinco e bem velho”, conta.
Questionada sobre de onde tirou a força para lutar contra as águas, ela responde que não sabe. “Não sei. Não posso imaginar de onde tirei essa força“, completa.
Outro sobrevivente da família é o produtor rural Roque Zilio, que conseguiu se agarrar em uma árvore.
“O alicerce dos tijolos caiu e a casa foi. Nós nos penduramos e partimos na direção da correnteza do rio, em cima das maneiras. Subi na árvore, segurei pelas mãos”, relata.
O irmão, Sérgio, e o pai, Deoclides, não conseguiram se segurar nos destroços da casa. Ele conta que ouviu as últimas palavras do pai, que falou em italiano: “Senhor, morrer dessa maneira depois de velho?”.
“Parecia que ele estava prevendo que não iria resistir”, consta Roque.
Fonte: https://g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!