Badalado

Notícias

Sorvete, frutas e banho de mangueira: biólogos criam estratégias para aliviar calor dos animais do Zoo de SP

Em meio ao calorão, profissionais têm trabalhado para proporcionar conforto térmico aos bichos. O zoológico é uma das atrações buscadas pelo público neste feriado de Proclamação da República.

Com a onda de calor que tem provocando temperaturas recordes na capital paulista, biólogos do zoológico de São Paulo tiveram que traçar estratégias para refrescar os animais e proporcioná-los um ambiente confortável.

Sorvetes, frutas e banhos de mangueira têm sido grandes aliados nessa missão. São Paulo registrou na segunda (13) e terça-feira (14) a segunda maior temperatura da história da cidade, 37,7ºC, segundo o Inmet.

“Apesar de termos espécies que toleram temperaturas mais quentes, a gente tem que pensar que um animal sob cuidados humanos não tem as opções que teria na natureza, em vida livre. Então, temos que fornecer essa opção, é uma parte importante do nosso trabalho”, explica a bióloga Tatiane Antunes, do setor de herpetofauna, ramo dedicado a répteis e anfíbios.

Ao longo do dia, os funcionários do zoológico distribuem picolés de melancia ou caldo de carne e pedaços de frutas, como melão e mamão, para aliviar o calor dos animais. Em alguns casos, colocam ainda pedras de gelo nos recintos visando o conforto térmico dos bichos.

“Os axolotes, que são anfíbios que vivem no México, eles são animais de água fria, então vivem no aquário e a gente mantém um controle da temperatura da água, que não passa de 20°C, mesmo nesses dias mais quentes”, conta Tatiane.

A visita ao Zoo SP é uma das opções de lazer que os paulistanos estão buscando neste feriado de Proclamação da República. A área arborizada deixa o ambiente mais úmido, reduzindo a sensação de calor intenso neste dia ensolarado.

Ainda assim, o menino Lucas Aguiar, de 10 anos, disse que dividir um picolé com o elefante parecia uma boa ideia para se refrescar. “Sorvete de melancia? Tá chique, hein?! Vou lá pular com ele pra tomar um pouquinho porque esse calor tá me matando”.

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>