Tapioca, esta delícia tipicamente brasileira pode ser a opção que faltava para deixar o seu café da manhã ainda mais saudável.
Por ser feita da goma da mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira este alimento torna-se fonte de carboidrato complexo. O que significa que será absorvido de forma mais lenta liberando energia aos poucos para todas as células do corpo.
Com isso você ganha mais saciedade entre uma refeição e outra o que ajuda a perder peso;
É livre de glúten (proteína presente no trigo, cevada e centeio) responsável por causar problemas em pessoas com sensibilidade a essa proteína, tais como: distensão abdominal, o que traz a incômoda sensação de estomago cheio;
Inflamação das vilosidades intestinais no caso das pessoas que desenvolvem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Esta doença traz como maior prejuízo à saúde a má absorção dos nutrientes e com isso a pessoa fica debilitada e seu organismo como um todo passa a não funcionar bem;
O processo inflamatório gerado pelo glúten também proporciona o acúmulo de gordura no corpo e alguns estudos sugerem que o consumo desta proteína é responsável por: Alterações do humor, fadiga, sonolência, aumento do apetite.
Para evitar este tipo de problema a tapioca surge como uma ótima substituta para o seu pãozinho de cada dia.
Afinal, tapioca engorda ou emagrece? Nós respondemos! Tudo irá depender do seu objetivo ao incluí-la no cardápio (se é para perder peso ou ganhar), das quantidades a serem consumidas, do equilíbrio da sua alimentação como um todo, pois de nada adianta incluir este tipo de preparação em um cardápio rico em gorduras ruins e pobre em nutrientes não é mesmo?
Seu consumo em excesso deve ser evitado, já que a tapioca é um carboidrato complexo de alto índice glicêmico e com nenhuma fibra ou proteína em sua composição.
Uma dica é acrescentar 1 colher de sopa de semente de chia junto aos seus recheios para aumentar a quantidade de fibras e rechear sempre com fontes de proteínas magras.
Outro fator essencial para que você faça deste alimento uma opção saudável e que te traga muitos benefícios é o tipo de recheio escolhido. Pensando nisto trouxemos, sugestões de recheios para você turbinar a sua tapioca do dia-a-dia com muito mais nutrientes. Anote:
1) Recheio simples
Esta é uma receitinha simples e que reflete o jeito tradicional de consumir a tapioca. Basta acomodar a massa na frigideira antiaderente pré-aquecida e acrescentar 1 colher (chá) de oléo de coco ou outro óleo saudável como de girassol e dobrar a massa ao meio.
Utilize ingredientes funcionais para deixar a sua preparação ainda mais saudável acrescentando ingredientes como chia ou linhaça a massa.
2) Recheio com tomate, ricota e orégano
A ricota é fonte de:
Além disso, contém fácil digestão e baixo valor calórico e baixo teor de gordura o que é a combinação perfeita para quem quer manter a forma.
O orégano completa os benefícios desta combinação com suas propriedades anti-inflamatórias e seu teor de vitaminas A, C, K e B.
Acrescentar ervas frescas em suas preparações ajuda a diminuir a quantidade de sal utilizada no dia-a-dia o que é benéfico para o seu organismo como um todo.
3) Recheio de atum com salsa
Basta utilizar atum ralado (em água) e salsa a gosto.
4) Recheio de brócolis com queijo branco.
O brócolis é rico em fibras que melhoram o funcionamento intestinal ajudando a eliminar as toxinas prejudiciais ao emagrecimento além de conter:
Então para aproveitar os benefícios destes alimentos acrescentando maior valor nutricional a tapioca refogue o brócolis (previamente cozido no vapor) com um fio de azeite extra virgem, acrescente um pouco de sal e junte ao queijo branco cortado em cubos e pronto! Você já tem um recheio saudável e saboroso para acrescentar a sua preparação.
5) Recheio de banana com canela.
A banana é uma fruta que fornece muita energia para suas atividades diárias além de conter:
Sendo assim é uma opção mais que saudável para você incluir no cardápio como opção de lanche pós-treino e ficar livre das “guloseimas” repletas de calorias. A canela entra na receita por suas propriedades termogênicas, ou seja, acelera o seu metabolismo o que faz com que as gorduras sejam mais bem utilizadas como fonte de energia.
E mais! A canela além de dar um sabor especial à receita ajuda a controlar a vontade por comer doces.
Para este recheio leve a banana ao micro-ondas por 40 segundos (não precisa descascar). Depois deste tempo descasque-a e corte-a em rodelas, acrescente a massa e finalize polvilhando a canela.
Como você pode ver existem muitas formas de rechear a tapioca e incluí-la no cardápio sem culpa! Basta usar a criatividade e consumi-la com moderação, equilibrando todo o restante do cardápio de acordo com suas necessidades diárias.
Por isso, consulte um nutricionista para que possa obter ótimos resultados com a mudança definitiva de seus hábitos alimentares. Não faça dieta para seguir a moda e sim faça uma reeducação alimentar para uma vida saudável e com muito mais qualidade.
Pense nisso!
Fonte: www.treinomestre.com.br/
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!