Badalado

Notícias

Temporal: Chuva e ventania afundam até barco em Marabá

Incontáveis são os estragos causados pela forte chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira (25) em Marabá, que assustou os moradores de todos os bairros com fortes ventos, relâmpagos, e trovões. Outdoors e estruturas foram levados pelo vento, árvores derrubadas pelas ruas e avenidas, muitas reclamações de queda de energia pelos bairros, e até um barco naufragado estão entre os resultados do temporal, que caiu após várias semanas de estiagem na cidade polo da região sudeste do Pará. Só em Marabá, segundo o portal ClimaTempo, foram 12mm de chuva, a mais forte registrada em todo o ano de 2020. Também prevê novos períodos de chuva na região para o restante do dia, com raios e trovões.

Na Avenida Boa Esperança, no Bairro Laranjeiras, os danos foram mais notáveis, com diversas árvores e placas caídas pela via. Uma imagem mostra que houve um acidente, onde uma árvore inteira caiu em cima de um carro. Em um hospital particular do Cidade Nova, uma tenda foi soprada pelo vento, atingindo a faixada da casa de saúde. Fora isso, muita sujeira espalhada pelas ruas do Núcleo Cidade Nova, como folhas secas, lixo residencial, e terra.

A tenda foi soprada pelo forte vento e atingiu a faixada do hospital / Foto: Chagas Filho

Logo na entrada do Núcleo Marabá Pioneira é possível ver os primeiros sinais de desastre, vários outdoors tombados pela força do vento. Na Orla Sebastião Miranda também há muitas placas e árvores derrubadas, devido à ventania ter sido mais forte, possivelmente por conta do rio. Inclusive, é possível ver uma embarcação naufragada no Rio Tocantins, porém, é prematuro dizer se os ventos foram os únicos responsáveis pelo afundamento, apesar de tudo levar a crer que sim.

O Núcleo Nova Marabá também contabiliza seus danos, sendo os principais na Folha 33, onde uma obra da Prefeitura cedeu e a água invadiu residências, causando alagamento e prejuízos materiais. A chuva também fez a Grota Criminosa se encher de água e sucumbir uma tela de ferro, deixando os moradores, que possuem casas construídas irregularmente, com receio de alagamento. Outros registros de árvores derrubadas pelo vento também foram feitos nas Folhas 23 e 17.

E os problemas não param na zona urbana, pois na Vila São José, Km 8, na zona rural de Marabá, uma castanheira que causava receios nos moradores e deveria ter sido cortada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) teve mais galhos derrubados por conta do temporal, causando risco de acidentes.

A Reportagem do Portal Correio apurou que houve queda de energia em diversos bairros da cidade e questionou a Equatorial Pará sobre esse transtorno causado pelo temporal e que indignou os clientes. Em nota, a concessionária informou que está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia nesses pontos afetados, e lamenta os transtornos causados, acrescentando ainda que “todas as suas equipes já estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento o mais breve possível”, finaliza a nota, sem dar mais detalhes.

A Prefeitura de Marabá também foi procurada para apresentar seu levantamento de prejuízos e por telefone o secretário de Viação e Obras Públicas, Fábio Moreira, informou que de fato recebeu muitas denúncias de placas e árvores caídas, além da situação da Grota Criminosa. Ele inteira que as equipes da Prefeitura já estão mobilizadas atendendo todas as demandas de prejuízos causados pela chuva.

“Cada equipe está tomando suas providências, a equipe de paisagismo está realizando a poda das árvores que caíram, a equipe de limpeza já está recolhendo os galhos, e o Departamento de Postura está cuidando das residências atingidas por alagamentos”, explica Fábio.

O secretário também comunicou que houve alguns danos em prédios públicos, como muitas goteiras no Hospital Materno Infantil (HMI), uma torre de internet da Sevop que entortou pela força do vento, e telhados arrancados de outros prédios, que não soube nomear quais.

“Qualquer reclamação de prejuízos causados pela chuva podem ser encaminhados para a Ouvidoria do Município, pelo (94) 3322-2982/1832, que repassará cada problema para o departamento competente, ou, podem vir diretamente à Sevop que também atenderemos”, finaliza Fábio. (Zeus Bandeira)



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>