Badalado

Notícias

Tião rompe silêncio, alfineta Toni Cunha e o chama de neófito no Parlamento

O deputado estadual Toni Cunha chamou o prefeito Tião Miranda para a briga pelas redes sociais nos últimos meses, mas até agora o gestor municipal se mantinha calado, dando de ombros para delegado da Polícia Federal, como ele faz questão de se apresentar. Curiosamente, Toni é do mesmo partido de Tião, mas estão trilhando caminhos diferentes desde o primeiro assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Pará, no início deste ano.

O silêncio de Tião foi rompido em forma de ofício nesta quinta-feira, 30 de maio, em que o prefeito, como professor de gestão e de relacionamento na política, diz a Toni, seu ex-vice-prefeito, como se deve atuar como deputado estadual.

O ofício de Tião Miranda foi protocolado na Assembleia Legislativa do Pará nesta quinta-feira e a cópia se espalhou pelas redes sociais quase que imediatamente. Influenciadores digitais, blogueiros trataram de comentar o assunto imediatamente, todos alfinetando a postura crítica do deputado Toni Cunha contra o prefeito responsável por sua eleição.

O documento tem exatamente três páginas e o foco dele é responder às provocações de Toni nas redes sociais, em que alegava que a prefeitura não estava interessada em receber o tomógrafo que ele indicaria por meio de emenda parlamentar.

O ofício começa com Tião afirmando que nunca recusou ajuda de deputados (estaduais e federais) que direcionam suas emendas para o município de Marabá e ainda fez questão de listar nomes de parlamentares e os valores de emendas encaminhadas nos últimos anos. Todavia,

Uma das partes mais ferinas no documento do prefeito ao deputado diz o seguinte: “A única divergência entre os atos já consolidados pelos nossos representantes acima referidos é o fato de que, antes da decisão da ‘doação’, costuma-se consultar o município quanto as suas reais e prementes necessidades, o que não foi o caso de V. Exa”.

Tião justifica que o município de Marabá já possui o serviço de tomografia, prestado por empresa credenciada na rede privada, e que sai mais barato para a Prefeitura do que arcar com a manutenção do equipamento e pagamento de profissionais especializados.

E o prefeito diz que o deputado, se tiver mesmo interesse em contribuir, poderia procurar saber quais as reais necessidades na área de saúde, citando o exemplo da necessidade de aquisição de equipamentos para uma UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil, além das cirurgias eletivas.

Um dos embates de Toni era a falta de “aceite”, por parte da prefeitura, do referido tomógrafo. Ao que Tião respondeu: “O desejo de vossa excelência independe de aceite prévio, pois trata-se de emenda parlamentar de caráter individual, onde impera apenas e tão somente a vossa vontade. O pedido de aceite de vossa excelência certamente decorreu da pouca experiência no trato das questões atinentes ao parlamento”. Ou seja, de forma indireta, chama o deputado Toni Cunha de neófito na Assembleia Legislativa.

Abaixo, leia o ofício na íntegra:

Excelentíssimo Sr. Deputado

A par de cordialmente cumprimentá-lo, em atenção a expediente, da lavra de Vossa Excelência, onde nos é questionado o interesse do recebimento de equipamento tomógrafo, o município de Marabá, por seu representante, manifesta-se da seguinte maneira:

Inicialmente, considerando as carências que o Município padece, informamos que desde que assumimos o comando desta Prefeitura, jamais recusamos apoio daqueles que desejam contribuir com a cidade, notadamente quando o assunto é a melhoria da prestação de serviços à saúde. Para tanto, o município envidou todos os seus esforços par garantir aptidão ao recebimento de recursos, na medida em que conseguiu regularizar suas Certidões frente aos Governo do Estado e Federal.

Vários são os exemplos de Deputados Federais e Estaduais que têm contribuído com Marabá, aos quais somos sempre gratos. A única divergência entre os atos já consolidados pelos nossos representantes acima referidos é o fato que, antes da decisão da “doação”, costuma-se consultar o município de suas reais e prementes necessidades, o que não foi o caso de Vossa Excelência.

No caso vertente, o município possui o serviço de tomografia, prestados à contento aos nossos usuários, por empresa credenciada na rede privada, cujo procedimento, considerando a especificidade do serviço, as condições de manutenção e evolução tecnológica dos equipamentos, são a nosso sentir, mais razoáveis se prestados por terceirizados.

Veja também:  Temporal derruba 170 árvores e mata 6 no Rio

Dito isso, temos necessidades que se aliam com mais precisão às necessidades de nossa população e que vossa excelência poderia contribuir, como é o caso, por exemplo, de equipamentos para funcionamento de UTI Neonatal no Hospital Materno Infantil, os quais o Município já iniciou processo de contratação via processo licitatório.

Ainda, apesar de já termos realizado mais de 7 mil procedimentos, temos um grande volume de cirurgia eletiva em fila de espera, que necessitam de recursos, para o fim de aliviar as dores de quem está no aguardo desse alívio. Para tanto, recursos nessa direção serão muito bem vindos e melhor aplicados.

Todavia, se o caso de Vossa Excelência, ignorando a demanda, que se apresenta com mais vigor, com mais utilidade e necessidade, é a de doar um tomógrafo ao nosso Hospital Municipal, entenda que estamos prontos a recebê-lo. Por outro lado, importante afirmar que o desejo de Vossa Excelência, independe de aceite prévio do Município, pois trata-se de emenda parlamentar de caráter individual, onde impera apenas e tão somente a vossa vontade.

Quando o procedimento administrativo de licitação, empenho e compra evoluir, o aparelho estiver adquirido, o Município prontamente assinará um termo de cessão, como deve ser. O pedido de aceite realizado por Vossa Excelência certamente decorrência da pouca experiência no trato das questões atinentes ao Parlamento.

Nessa mesma senda, informo que de pronto, iremos preparar espaço devidamente adequado a receber o equipamento no interior do HMM, ao tempo que indagamos Vossa Excelência quanto ao tempo necessário para que, possamos efetivamente, contar com o aparelho. O prazo sobre o qual indagamos, além de nos orientar quanto a preparação do ambiente, ainda contribuirá no planejamento para contratação de profissional devidamente especializado à sua operação.

O povo do Município de Marabá, que representamos por meio deste mandato, jamais deixará de receber benefícios advindos de altruísmo político como manifestado por vários Deputados, como é o exemplo dos abaixo nominados, cujos recursos ou foram recebidos neste Governo ou estão servindo a população no tempo presente:

Veja também:  Homicida é preso no Distrito Federal 19 anos após crime em Itupiranga
PARLAMENTAR EMENDAS OBJETO (S) VALOR
Asdrúbal Bentes 10 – Construção do Estádio Municipal (8)– Pavimentação de vias urbanas (2) 18.073.941,56
Zé Geraldo 1 Pavimentação e drenagem de vias 3.388.459,39
Joaquim Passarinho 4 -Patrulha Mecanizada– Equipamentos HMM

-Equipamentos HMI

-Ambulâncias

844.410,00
Arnaldo Jordy 3 – Patrulha mecanizada agrícola– Reforma da UBS Jaime Pinto

– Equipamentos para UBS

 

429.996,00
Roberto Salame 8 – Pavimentação e drenagem de vias (3)– Microssistema de água

-Patrulha mecanizada agrícola

-Iluminação Campo de Futebol

– Reforma do HMI

– Reforma do HMM

 

7.755,279,67
Simone Morgado 1 – Aquisição de veículos Atenção Básica 150.000,00
Nilson Pinto 1 – Recapeamento de vias públicas 292.111,67
Paulo Rocha 2 – Equipamento para UBS 75.784,00
Júlia Marinho 3 – Equipamento para UBS (2)– Equipamento para HMM e HMI 700.000,00
Josué Bengtson 7 – Equipamento para UBS (2)Equipamento para Laboratório

-Equipamento para HMM

-Equipamento para CRISMU

-Equipamento para HMI

-Ampliação da UBS Pedro Cavalcante

 

1.799.978,00
Lira Maia 1 – Ampliação da UBS JBB 249.960,00
Tião Miranda 1 – Caminhões para limpeza Urbana– Iluminação Rodovia Transamazônica 8.200.000,00

Ainda, dentre outros, recebemos emendas dos Deputados João Chamon, para iluminação do Parque São Jorge, Bernate Tem Caten, para aquisição de equipamento de Ultrassom, também Dirceu Tem Caten, para atender o Distrito de Itainópolis, com uma ambulância.

Sem mais para o momento, apresento protestos de apreço e estima, ao tempo em que rogamos que o mandato de Vossa Excelência, esteja sempre à disposição dessa população, postos de precisamos avançar ainda mais, para que contamos com os seus valiosos préstimos.

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>