Badalado

Notícias

Transporte coletivo: Vereadores vão propor melhorias

Na manhã desta quarta-feira (11), representantes da classe estudantil se reuniram com os vereadores Tiago Batista Koch, o Tiago da Obras (PMDB), Marcelo Alves (PT) e Emerson Caldas, chefe de Gabinete do deputado estadual Dirceu ten Caten (PT), com objetivo de definir propostas de melhoria no transporte coletivo em Marabá, para ser entregue à prefeitura, ao Ministério Público e às empresas que exploram o serviço na cidade, que conseguiram reajuste da tarifa para R$ 3,70.

Os estudantes foram representados por Igor Silva, estudante da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e Joelma Lima, da Escola Plínio Pinheiro. A ideia inicial era de lutar contra o reajuste da tarifa, mas como isso não aconteceu, os estudantes querem que os vereadores intervenham para conseguir melhorias no setor. “O aumento tem de vir acompanhado de melhorias no sistema. De 2014 para cá, quando houve o último aumento, não houve nenhuma melhoria”, denunciam.

Por sua vez, o vereador Marcelo Alves entende que o transporte coletivo precisa melhorar, por isso ele e Tiago da Obras protocolaram três ofícios pedindo que as empresas se manifestem e também a prefeitura, na tentativa de saber quais melhorias serão implementadas no serviço depois do reajuste, considerado alto, uma vez que hoje quem mora em bairros periféricos quase não tem acesso ao serviço. Muitos são obrigados a caminhar até 1 km para chegar numa parada de ônibus.

Já o vereador Tiago da Obras lembra que poucas prefeituras se adequaram ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Para ele, isso é essencial, porque as prefeituras que conseguiram se adequar ao plano obtiveram recursos para melhorar o setor. A ideia dele é agregar o mototaxi e os taxis lotação ao sistema de mobilidade urbana, mas para que isso ocorra é necessário um estudo detalhado.

A ideia é que as sugestões para melhoria no transporte coletivo componham um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser homologado pelo Ministério Público.

(Chagas Filho)

Fonte: www.marabanoticias.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>