Badalado

Notícias

Três são presos por liderar e financiar milícias na região sudeste do Pará

Foto: Evangelista Rocha

Em decorrência da Operação Longa Manus, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão, nesta manhã, quinta-feira (17), contra três homens suspeitos de estarem financiando milícias na zona rural da região sudeste. Além destes, foram cumpridos mais seis mandados de busca e apreensão pela Delegacia Especializada em Conflito Agrária nos municípios de Marabá, Parauapebas e Itupiranga.

Os três são considerados os líderes de uma das ramificações da milícia investigada pela Polícia Civil. “A gente vem investigando há seis meses a ação de milícias que agem no sul e sudeste do Pará, em consequência da prisão de milicianos há algum tempo. A milícia, nesta área onde há conflitos agrários, agia praticando roubos e ameaças com intuito de expulsar trabalhadores rurais que estavam acampados”, informou o delegado Waney Alexandre, titular da Deca.

Conforme ele, em diligências anteriores a Polícia Civil chegou a apreender grande quantidade de armas e munições e até explosivos. “Em um dos alvos (desta terça) encontramos munições e uma caminhonete blindada que tínhamos a informação que um dos líderes da milícia usava. Para blindar um carro precisa passar por um procedimento e vamos checar se essa blindagem foi legal”, disse.

A Polícia Civil descobriu que o homem recentemente adquiriu duas Ford Rangeres blindadas para serem utilizadas por homens que fazem a segurança dele. Outro dentre os presos há pouco tempo foi flagrado portando arsenal bélico, incluindo dinamites, explosivos e munições de fuzil, cal. 7,62. “Os três são apontados como líderes e financiadores e uma das ramificações da milícia armada e responderão por milícia armada, roubo, ameaça e exercício arbitrário das próprias razões”, informou o delegado, acrescentando que as investigações irão continuar. (Luciana Marschall – com informações de Evangelista Rocha)

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>