A Universidade do Estado do Pará publicou nesta quinta-feira (27) o Processo Seletivo Especial (Prosel) Parauapebas 2021. Foram abertas 40 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas e 40 vagas para Licenciatura em Matemática pelo Centro de Ciências Sociais e Educação, além de outras 30 vagas para Graduação em Engenharia de Software pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia.
As inscrições ocorrem entre os dias 1º e 14 de junho e são abertas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018, 2019 ou 2020. A classificação dos candidatos será feita com base nas notas obtidas no Enem.
As vagas para cada curso serão distribuídas por cotas regionalizadas, sendo 60% destinadas aos candidatos que comprovem haver concluído o ensino médio em Parauapebas, 20% àqueles que concluíram nos demais municípios da Região de Integração-sede e 20% das vagas aos candidatos que comprovem haver concluído o Ensino Médio em outros locais.
Dentre os municípios da Região de Integração-sede estão Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
A Uepa reservará, ainda, 50% das vagas para cotistas, em cada grupo de cota regionalizada, a candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio ou, curso equivalente, em escolas da Rede Pública.
As solicitações de inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, por meio do endereço https://www2.uepa.br/proselesp e o valor da taxa é de R$ 30,00. Será concedida isenção do pagamento aos candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede pública paraense, pessoas com deficiência e pessoas com hipossuficiência econômica que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Mais informações sobre o processo seletivo estão no edital.
Em 2019, a Universidade Estadual do Pará e a Prefeitura de Parauapebas assinaram o convênio para a oferta de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado no município. Inicialmente, a instituição estadual ocupa as instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) e a Prefeitura de Parauapebas finalizou em maio deste ano a licitação para a construção da primeira fase do prédio próprio da Uepa, que deverá ser executada por quase R$ 18 milhões pela White Tratores Serviços de Terraplanagem.
O Bloco 01 será erguido às margens da Rodovia PA 275, na saída para Marabá, e abrangerá uma área de 4.554,57 metros quadrados. A construção se dará por meio de convênio firmado com a mineradora Vale e o prédio deverá abrigar, inicialmente, os cursos de matemática, enfermagem e ciências biológicas. A previsão é de que o prédio tenha capacidade de absorver uma demanda média de mil alunos. (Luciana Marschall)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!