Badalado

Notícias

Varíola dos macacos: Brasil chega à marca de 5 mil casos

São Paulo registra 59,5% dos pacientes. País é o terceiro em número de casos no mundo, com 10% do total

Subiu para 5.037 o número de casos confirmados de varíola dos macacos (ou monkeypox) no Brasil, que é o terceiro em número de infecções no mundo. O país também registra duas mortes: uma em Minas Gerais e outra no Rio de Janeiro. Os dados constam no último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quarta-feira.

Com 3.001 pacientes, São Paulo lidera o número de infecções: é como se três em cada cinco diagnósticos ocorressem no estado. Se fosse um país, ocuparia o sétimo lugar no ranking internacional, atrás dos Estados Unidos, da Espanha, da Brasil, da França, da Alemanha e do Reino Unido, mostra monitoramento do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA.

O Rio de Janeiro representa outro foco da varíola dos macacos no país, com 675 casos. Minas Gerais, por sua vez, tem 278 infectados. Os números fazem com que a Região Sudeste concentre a grande maioria dos registros, isto é, 78,4% do total.

Só Amapá, Rondônia e Sergipe ainda não notificaram casos no Brasil. Além disso, há 5.391 casos suspeitos em todo o país, à espera de diagnóstico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo já ultrapassou 50 mil diagnósticos — ou seja, 10% estão em território nacional —, mas o número de novos diagnósticos parece estar em desaceleração.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso de vacina e do antiviral tecovirimat contra monkeypox na última sexta-feira. O ministério, por sua vez, informou ter recebido as primeiras 12 unidades do tratamento, destinado a pesquisas clínicas e a pacientes graves, na mesma data.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>