Badalado

Notícias

Verão Amazônico cria condições favoráveis para disseminação da conjuntivite; saiba como prevenir

Cuidados com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

O Verão Amazônico com altas temperaturas, suor e tempo seco cria condições favoráveis para o aparecimento e disseminação da inflamação da conjuntiva, a conhecida conjuntivite.

Em geral, a inflamação ataca os dois olhos e pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica e causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes.

A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos.

Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia e de ciscos nos olhos, coceira, dor ao olhar para a luz (fotofobia), visão borrada e pálpebras grudadas ao acordar.

O tratamento depende do agente causador da doença e por isto deve ser indicado pelo médico, pois a automedicação pode provocar complicações e agravar o quadro.

Cuidados com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. O Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, divulgou dicas para prevenir a inflamação, veja abaixo:

  • Ao nadar em piscinas, se possível use óculos de natação;
  • evite coçar os olhos, mesmo que as mãos estejam limpas;
  • lave as mãos ou as higienize com álcool 70%;
  • nunca compartilhe itens pessoais, como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>