O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reiterou a oferta de manter conversas diretas com o presidente russo, Vladimir Putin, e disse que a retirada da Rússia da Ucrânia deve ser o ponto de partida para qualquer discussão.
“Como presidente, estou pronto para falar com Putin, mas apenas com ele. Sem nenhum de seus intermediários. E no âmbito do diálogo, não de ultimatos”, disse ele à televisão italiana RAI 1 em entrevista exibida na Ucrânia na sexta-feira.
Ucrânia e Rússia não mantêm conversações de paz face a face desde 29 de março. O principal negociador russo, Vladimir Medinsky, foi citado pela agência de notícias Interfax na segunda-feira dizendo que as negociações de paz estavam sendo realizadas remotamente.
Putin disse ao chanceler alemão Olaf Scholz por telefone na sexta-feira que o progresso nas negociações sobre o fim do conflito foi “essencialmente bloqueado por Kiev”, disse o Kremlin. Kiev culpa Moscou pela falta de progresso.
Em seus comentários públicos mais completos por semanas sobre as perspectivas de negociações de paz, Zelensky disse que a Ucrânia não comprometeria sua integridade territorial.
Ele descartou sugestões – que atribuiu a Paris – de que a Ucrânia deveria fazer concessões para garantir um acordo de paz que permitiria a Putin uma saída segura.
“Saiam deste território que vocês ocupam desde 24 de fevereiro”, disse ele. “Este é o primeiro passo claro para falar sobre qualquer coisa.”
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!